PRIMEIROS SOCORROS

                              Atendimento SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.
O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
De acordo com a situação do paciente, o médico pode orientar a pessoa a procurar um posto de saúde, enviar ao local uma ambulância com auxiliar de enfermagem e socorrista ou uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Ao mesmo tempo ele avisa sobre a emergência ao hospital público mais próximo para que a rapidez do tratamento tenha continuidade.
O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem as ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
Criado em 2003, como parte da Política Nacional de Atenção a Urgências, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) tem ajudado o Estado brasileiro a reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro.
A rede nacional SAMU 192 conta com 147 Serviços de Atendimento Móvel de Urgência no Brasil, presentes em todos os estados e no Distrito Federal. Ao todo, 130 milhões de pessoas (67,73% da população) têm acesso ao serviço em 1.234 municípios do País. O objetivo do Estado brasileiro é levá-lo a todos os municípios do país e, até o fim de 2010, chegar a 162,7 milhões de pessoas. O número de veículos para atendimento de urgência crescerá mais que o dobro, com a distribuição de um total de 2.312 ambulâncias, chegando a 3.800 unidades em funcionamento.
O Ministério da Saúde prevê a implantação do serviço em todos os municípios brasileiros, respeitadas as competências das três esferas de gestão (Estado brasileiro, estaduais e municipais). O Estado brasileiro entra com uma contribuição mensal a municípios e estados com projetos aprovados de SAMU, bancando 50% do custeio desses serviços.









Corpo de Bombeiros

      


 

 Aplaudidos em todos os desfiles e em muitas situações no dia-a-dia, os homens do Corpo de Bombeiros são vistos como “heróis” pela população, aqueles nos quais se pode contar, a qualquer hora, em situações de perigo e desespero. Em quase todos os Estados brasileiros, eles são ligados a Polícia Militar e seu comandante é subordinado ao comandante geral da PM, que, por sua vez, recebe ordens do governador do Estado. Somente nos estados do Rio de Janeiro, Alagoas e Brasília, o Corpo de Bombeiros é uma instituição independente e separada da Polícia Militar, subordinada apenas ao governo estadual. O sonho de muitos garotos e garotas é tornar-se bombeiro para ajudar a salvar pessoas. Mas não é uma missão nada fácil e exige forma física, habilidade, muito treinamento, empenho e trabalho duro para estar preparado para, no dia-a-dia, enfrentar situações de tensão onde terá que manter a calma mesmo diante de tragédias e mortes. No Brasil, há 47.140 bombeiros (números de julho de 2008).

O Corpo de Bombeiros mantém plantão 24 horas. Afinal nunca se sabe em que momento o trabalho deles será necessário e a que hora alguém estará ligando para a emergência, através do número 193, pedindo socorro. E quando isso acontecer, lá irão eles, os “anjos do fogo”, às pressas, com sirenes ligadas, na tentativa de chegar o mais rápido possível e ajudar pessoas, salvando mais vidas.
Diz o dicionário Aurélio: Bombeiro: homem que trabalha na extinção de incêndios.

 Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br/bombeiros.htm

 

Ceatox (Centro de Assistência Toxicológica)


O Ceatox (Centro de Assistência Toxicológica) funciona no Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), plantão de 24hs, interligado à Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (RENACIAT). O Ceatox desenvolve as seguintes atividades:
  • Assessoria aos médicos da Emergência do IJF e de outros Hospitais com sugestão terapêutica atualizada;
  • Informações aos demais profissionais e a população em geral sobre intoxicação exógena;
  • Coleta de dados epidemiológicos através do preenchimento da ficha de notificação e de atendimentos, usada nacionalmente por todos os Centros de Assistência Toxicológica;
  • Produz estatísticas que são enviadas ao SINITOX – MS (Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas);
O centro ainda desenvolve diversas atividades acadêmicas para os cursos da área de saúde, dentre elas supervisão de estágios curriculares e extracurriculares.




Telefones: 3255.5050 / 3255.5012

 

C.T.Q ( CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS).


Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Instituto Doutor José Frota do município de Fortaleza-CE.

A queimadura corresponde à quarta causa de morte por injúria nos Estados Unidos e a quinta causa de mortes violentas em todo mundo, sendo responsável por 282.000 mortes, em 1998, e 322.000, em 2002, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. No Brasil, estima-se que 1.000.000 de indivíduos se queimem por ano, não havendo restrição de sexo, idade, raça ou classe social, com um forte impacto econômico, tendo em vista o tempo prolongado de tratamento e acompanhamento1.

O Centro de Tratamento de Queimados desse instituto é responsável pelo atendimento e tratamento de pacientes vítimas de queimaduras, sendo referência nacional em queimaduras e classificado pelo Ministério da Saúde como de alta complexidade. Dispõe de estrutura necessária para o atendimento especializado em queimados, com 30 leitos, posto de enfermagem, centro-cirúrgico, sala de pequena cirurgia, sala de recuperação, sala de balneoterapia, sala de fisioterapia, sala de terapia ocupacional, ambulatório com posto de consultório médico e sala de troca de curativos.

Foi realizado um estudo do tipo exploratório e retrospectivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Instituto Dr. José Frota, Autarquia Municipal da Prefeitura de Fortaleza/CE. O estudo seguiu os princípios éticos e legais, de acordo com as recomendações da Resolução nº 196/96 do CNS, que estabelece os princípios para pesquisas em seres humanos3, sendo aprovado pelo comitê de ética da instituição, sob o número 112.832/09.

RESULTADOS

A partir da análise dos registros dos pacientes idosos internados no Centro de Tratamento de Queimados, durante o período de 2004 a 2008, foram coletados dados de 195 pacientes, porém foram exclusos 116 devido à existência de informações ilegíveis e/ou incompletas. Assim, foram incluídos nessa pesquisa 79 pacientes.

O sexo masculino apresentou maior prevalência, correspondendo a 55,7% dos casos (n=44); a idade média dos pacientes era de 72,7 ± 9,03 anos, variando entre 60 e 95 anos.

Os pacientes idosos ingressos no Centro de Tratamento de Queimados procedentes de cidades interioranas do estado do Ceará totalizaram 58,2% (n=46), enquanto que a região metropolitana correspondeu a 41,8% (n=33).

Na variável agente causal, o fogo ocupou o primeiro lugar, com 31,6% (n=25) dos pacientes hospitalizados, seguido do gás liquefeito de petróleo (gás butano) com 21,5% (n=17), líquidos aquecidos 17,6% (n=14) e do álcool 16,5 % (n=13) (Figura 1).


TELEFONES: 3255-5060

Nenhum comentário:

Postar um comentário