sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Segurança no Laboratório


A segurança é uma responsabilidade coletiva que requer a cooperação de todos os indivíduos do laboratório.
Os acidentes resultam normalmente de uma atitude indiferente dos utilizadores, ausência de senso comum ou falha no cumprimento das instruções a seguir.
Antes de qualquer trabalho laboratorial o operador deve estar informado sobre os riscos dos produtos químicos a utilizar, bem como conhecer as precauções de segurança e os procedimentos de emergência a ter em caso de acidente, para se proteger dos possíveis riscos.
Os riscos envolvidos na utilização do equipamento e no seu manuseio.
Saber como actuar para se proteger a si e aos outros desses riscos.
Todos os trabalhadores do laboratório devem:
a) Seguir cuidadosamente as instruções de segurança e emergência fornecidas.
b) Conhecer perfeitamente a localização e funcionamento de todo o equipamento de emergência localizado no seu local de trabalho, nomeadamente Extintores, Bocas de Incêndio e baldes de areia, detecção de incêndio, fontes lava-olhos, chuveiros de emergência e telefones (números de emergência) da portaria, bombeiros e centro de venenos.



- Óculos de Segurança - As lentes de contacto são proibidas no laboratório porque podem facilitar o contacto da córnea com corpos estranhos provocando a sua lesão, serem difícil de remover no caso de salpicos. As lentes acrílicas representam um perigo adicional porque podem absorver e reter vapores químicos.
- Ecrã de protecção – Quando for caso disso.






- Bata - Protecção contra salpicos; deve ser fácil de remover em caso de acidente; devem evitar-se os tecidos que ardam facilmente ou que façam uma massa quando fundidos. Evitar também aqueles que possam desenvolver electricidade estática. O algodão é uma boa opção na generalidade dos casos.
- Calçado - Não se devem usar: Sapatos de salto alto, sandálias, sapatos de tecido.
- Luvas - Atenção: As luvas por vezes são permeáveis aos compostos químicos. Devem ser removidas antes de abandonar o local de trabalho e antes de pegar em telefones, fechos de portas, canetas e caderno de laboratório.


- Máscaras
Em todos os trabalhos onde se libertem gases, vapores ou poeiras prejudiciais à saúde devem estar disponíveis aparelhos de protecção respiratória para que possam ser utilizados em caso de necessidade.
As máscaras podem ser de protecção total (boca, nariz e olhos) ou protecção facial (boca e nariz).
Devem estar preparadas para se adaptarem perfeitamente à cara do utilizador.
As máscaras devem ser cuidadosamente limpas, higienizadas, secas e guardadas em armários fora da acção de gases contaminantes. Os filtros que estejam fora da duração ou que estejam saturados devem ser substituídos por novos.
É de considerar que uma máscara de filtro só deve ser utilizada quando se sabe que a concentração do poluente na atmosfera não excede 2% em volume e o oxigénio do ar tem concentração superior a 15% em volume.

Todos os que utilizam um laboratório químico devem evitar os perigos da ingestão dos compostos químicos.
As seguintes precauções do senso comum minimizam a possibilidade a essa exposição:
Não preparar, guardar ou consumir comida ou bebidas no laboratório;
Não fumar no laboratório ou nas suas proximidades, tendo em consideração que os maços que se encontram em embalagens abertas podem absorver os vapores químicos;
Não aplicar cosméticos no laboratório;
Lavar as mãos antes de sair do laboratório mesmo que tenha usado luvas;
Lavar a bata na qual tenha ocorrido salpicos de produtos químicos separada da roupa pessoal;
Nunca usar ou transportar a bata para áreas onde haja alimentos;
Usar sempre os cabelos curtos ou apanhados.








Nenhum comentário:

Postar um comentário